domingo, 8 de março de 2009

CINE CASCAVEL HOMENAGEIA AS MULHERES

Na semana que homenageia a mulher, o Cine Cascavel, através do Cine + Cultura da Associação Brasileira de Documentaristas - Seção Goiás (ABD-GO), exibirá seis curtas sobre os Olhares Femininos, entre eles, o goiano "Meu Batom Tem Um Quarto" e "Três Minutos", exibido em Cannes. Após a sessão haverá uma mesa de debate sobre as obras.

Com o intuito de criar o hábito cineclubista, a ABD-GO terá exibições gratuitas no ano de 2009 toda terça-feira, às 20 horas, no Centro Cultural da CARAVÍDEO (Rua 83, nº 361 - Setor Sul).
O Cine + Cultura da ABD-GO conta com a parceria da CARA VÍDEO, do Sebrae-GO e apoio do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), da ABD Nacional e do Ministério da Cultura – Secretaria do Audiovisual.

Olhares Femininos

A diversidade da condição feminina em seis diferentes olhares de mulheres cineastas. A sessão “Olhares Femininos” não justifica seu título simplesmente por ser composto de seis curtas-metragens dirigidos por mulheres, mas, sim pelo compromisso de todos estes trabalhos em se deixar envolver pela sensibilidade das personagens femininas que os protagonizam. A sexualidade é protagonista de Messalina, de Cristiane Oliveira – com a particularidade de a protagonista ser deficiente visual. Exibido no Festival de Cannes, o engenhoso Três Minutos, de Ana Luiza Azevedo, trata de decisões que podem mudar nossa vida. Na animação Desventuras de Um Dia, ou A Vida Não é Um Comercial de Margarina, de Adriana Meirelles: um estressante dia de trabalho ganha redenção através do amor. Uma jovem mãe tem as agruras de um duro cotidiano compensadas através do contato com sua filha em Dalva, de Caroline Leone.

No único documentário da sessão, Meu batom tem um Quarto, dos realizadores goianos Alyne Fratari e Leandro di Oliveira, também a sexualidade é tema da história contada sobre o cotidiano de dançarinas de uma boate no centro de Goiânia.

Encerrando o programa, Estória Alegre, de Cláudia Pucci, é baseado em texto de Anton Tchecov e retrata uma situação de risco com desfecho extremamente prazeroso.

SERVIÇO

Sessão Cineclube Cine Cascavel - Exibição de seis curtas sobre diversidade da condição feminina, seguida de debate.
Data: 10 de março de 2009
Horário: 20h Local: Centro Cultural CARAVÍDEO - Rua 83, n.º 361, Setor Sul - Goiânia-GO (CLASSIFICAÇÃO: 16 ANOS) ENTRADA FRANCA

CONTATO, INFORMAÇÕES SOBRE OS DEBATEDORES E FOTOS PARA IMPRENSA - Carolina Paraguassú (1ª Secretária da ABD-GO) carolparagua...@gmail.com / (62) 8119-6369 - Luiz Felipe Mundim (Coordenador do Cine + Cultura da ABD-GO) luizmun...@gmail.com / (62) 8453-2568

OS FILMES

*- Messalina Cristiane Oliveira , RS, 2004, Fic, Cor, 35mm, 14’* Um telefone público insiste em tocar numa avenida de Porto Alegre. Isabel, uma jovem cega, atende o chamado. Um convite faz com que ela mergulhe numa fantasia que irá ajudá-la a quebrar os limites impostos por sua deficiência.

*- 3 Minutos Ana Luiza Azevedo , RS, 1999, Fic, Cor, 35mm, 6’* Três minutos. O tempo de passar o bastão e correr 1600 metros. De cozinhar um ovo. O tempo de tomar uma decisão que pode mudar a sua vida, antes que caia a ficha.

*- Desventuras de Um Dia ou a Vida Não é Um Comercial de Margarina... Adriana Meirelles, SP, 2004, Ani, Cor, 10’* Logo cedo, trânsito e preocupações ocupam os pensamentos de Luíza. Mal começa a trabalhar e já se vê envolvida nas situações cotidianas que a irritam e entediam. Assim passa o seu dia, tentando cumprir o fluxo de trabalho e assumindo elementos metafóricos de seus sentimentos em cada momento. No final do dia volta para casa cansada. Junto ao namorado, se “restaura” e num beijo final o mundo parece ter outras cores. Redenção do poder do amor e do sexo.

*- Dalva Caroline Leone , SP, 2004, Fic, Cor, 16mm, 10’* Visão poética do cotidiano de uma mãe solteira vivendo na cidade de São Paulo. O sonho contado pela filha transforma seu dia em objeto de reflexão sobre as possibilidades individuais de felicidade.

*- Meu Batom Tem Um Quarto Alyne Fratari e Leandro di Oliveira, GO, 2007, Doc, 17’ *Mulheres! Uma observação poética sobre um cinema diferente. Um cinema que pode estar espalhado no centro de qualquer cidade brasileira.

*- Estória Alegre Claudia Pucci , SP, 2002, Fic, Cor, 16mm, 9’ *Isso aconteceu há muito tempo. Soube, depois de anos, da alegria com que Nádia sempre se lembrou das descidas, do som das rodas no concreto, das palavras ao vento.

Nenhum comentário: