domingo, 1 de março de 2009

Cineclube da ABD-GO inicia atividades de 2009


MODERNISMO, TROPICALISMO E CHANCHADA NO CINE CASCAVEL DA ABD-GO
Cine Cascavel comemora os 40 anos de sucesso de "Macunaíma", sempre lembrado com entusiasmo pelo público brasileiro.

O Cine Cascavel, o Cine + Cultura da Associação Brasileira de Documentaristas - Seção Goiás (ABD-GO), inicia na próxima terça-feira, dia três de março, as atividades regulares de 2009. A partir das 20 horas será exibido no Centro Cultural CARAVÍDEO (rua 83, n.º 361 - Setor Sul, Goiânia) o filme “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade (1932-1988), baseado na obra homônima de Mário de Andrade (1893-1945). Após a sessão haverá uma mesa de debate sobre as obras, abordando Cinema e Literatura.

Cineclubismo e organização democrática do público
Ainda que não pareça, a concentração de salas comerciais de cinema no território nacional é de apenas 8%. Além disso, a cota de tela, dispositivo legal que determina o número de dias de exibição obrigatória de filmes brasileiros anualmente, diminuiu em 2007 nos complexos de cinema com até quatro salas, que são a maioria no país. A cota de tela, que já foi de 140 dias com o extinto Conselho Nacional de Cinema (Concine), hoje é de 28 dias, quantidade mínima aprovada em 2007 e mantida para os anos de 2008 e 2009.

A difusão de obras audiovisuais brasileiras é reconhecidamente reduzida nos meios, permanecendo inéditas para grande parte da população do pais. Esses são alguns dos fatores que motivam as ações dos cineclubistas, em especial o Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), que articulou junto ao Ministério da Cultura a criação do Cine + Cultura, dentro do Programa Mais Cultura.

Através de editais e parcerias diretas, a iniciativa disponibiliza equipamento audiovisual de projeção digital, obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil e oficina de capacitação cineclubista.

A ação busca democratizar o acesso do público ao cinema, através de fomento do pensamento crítico, tendo como principal base obras audiovisuais brasileiras. O Cine + Cultura inaugura, também, o Circuito Brasil, banco de dados habilitado a contabilizar o público do circuito não-comercial do país, capaz de emitir relatórios por filme, por unidade da federação, entre outros recortes. Para saber mais detalhes sobre o programa, do qual a ABD-GO faz parte desde 2007, visite o site www.cinemaiscultura.org.br/index.html.

Exibição toda terça-feira
Toda terça-feira às 20 horas, no Centro Cultural da CARAVÍDEO, charmosa construção com fachada de tijolinhos à vista da Rua 83 no Setor Sul, o Cine + Cultura da ABD-GO garantirá exibição de filmes que se enquadram no perfil não comercial. As sessões trarão sempre filmes expoentes do cinema brasileiro de todos os tempos, de todas as regionalidades, inclusive a efervescente produção goiana contemporânea.

Dentro da proposta da ação está incluída, também, a abertura a outros cineclubes e entidades interessadas em realizar sessões de seu interesse, além de novos apoiadores. Exemplo disso é a parceria com o Cineclube Paradiso, o cineclube da CARAVÍDEO, reconhecida instituição no ramo audiovisual alternativo em Goiânia que é parceira da ação. O Cine + Cultura da ABD-GO também conta com a parceria do Sebrae-GO e apoio do Conselho Nacional de Cineclubes (CNC), da ABD Nacional, do Ministério da Cultura – Secretaria do Audiovisual.

40 anos de Macunaíma no cinema
Nesta terça-feira, a sessão do Cine Cascavel comemorará os 40 anos de sucesso de Macunaíma, sempre lembrado com entusiasmo pelo público brasileiro.

O diretor Joaquim Pedro de Andrade inovou a estética do movimento cinemanovista ao incorporar elementos da chanchada, através da atuação de Grande Otelo, e transfigurou fatos da vida política que invadiram o relato épico das andanças de seu protagonista entre figuras da mitologia popular brasileira.

O filme permite muitas interpretações, com alusões ao desenvolvimentismo, ao antropofagismo, ao tropicalismo e à luta armada durante a ditadura militar, já empenhada por alguns dos opositores ao regime em 1969, ano de lançamento do filme. Tudo isso sem perder ligação com a obra literária modernista na qual se baseia, que fora lançada em 1928 por Mário de Andrade.

Na época do lançamento do filme, a censura impôs 16 cortes de sequências inteiras de nus. Após negociações, este número foi reduzido para três. Joaquim Pedro de Andrade, que também dirigiu “Os Inconfidentes” (1972), atualiza o legado Modernista e aproxima o Cinema Novo ao grande público.

Vencedor de alguns prêmios importantes, como o troféu Candango no Festival de Brasília de 1969, nas categorias de melhor ator (Grande Otelo), melhor cenografia e figurinos (Anísio Medeiros), melhor roteiro (Joaquim Pedro de Andrade) e melhor ator coadjuvante (Jardel Filho), e melhor filme no Festival Internacional de Mar del Plata de 1970, na Argentina.

De toda forma, seu maior prêmio é o status de clássico do cinema brasileiro, aferido pelo passar do tempo e, a ser conferido na sessão do dia três de março no Centro Cultural da CARAVÍDEO, pelo público e debatedores especializados que lá irão compor mesa após a sessão.

O debate será travado por Marcelo Ribeiro, Professor Mestre em Antropologia Social do curso tecnológico de Fotografia e Imagem da Faculdade Cambury e Rogério dos Santos, Professor Doutor de Literatura Portuguesa e Brasileira da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás e público presente, com mediação do jornalista e presidente da ABD-GO Beto Leão.

FILME
- Macunaíma Joaquim Pedro de Andrade, 1969, 105', DVD (CLASSIFICAÇÃO: 12 ANOS)
Macunaíma é a história de um anti-herói, ou um herói sem nenhum caráter, nascido no fundo da mata virgem. De preto vira branco e troca a mata pela cidade, onde vive incríveis aventuras, acompanhado de seus irmãos. Na cidade, segue um caminho zombeteiro, conhecendo e amando a guerrilheira Ci e enfrentando o vilão milionário, Venceslau Pietro Pietra, para reconquistar o amuleto que herdara de Ci, o muiraquitã.

DEBATE
Prof. Dr. Rogério Santana dos Santos - Professor de Literatura Portuguesa e Brasileira da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo – USP (2004), mestre em Poesia de Mário de Andrade pela UFG (1994) e graduado pela UFG (1983). Possui textos publicados na área de cinema e literatura.

Prof. Ms. Marcelo Rodrigues Souza Ribeiro - Professor do curso tecnológico de Fotografia e Imagem da Faculdade Cambury. Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e graduado em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia pela Universidade de Brasília – UnB (2005). Pesquisador em Antropologia Audiovisual e Estudos da Imagem, com foco nas representações (fotográficas, videográficas e cinematográficas) da África. Membro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine).

Beto Leão - Jornalista e presidente da ABD-GO. Especialista em Cinema pela UnB (1985) e graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela UFG (1982). Cineclubista, diretor e roteirista de Cinema, tendo realizado seis obras cinematográficas. Escritor, tendo publicado, entre outras obras, a “Enciclopédia do Cinema Brasileiro” (Ed. Senac, São Paulo, 2000).

Fonte: Associação Brasileira de Documentaristas - Seção Goiás (ABD-GO)

SERVIÇO
Sessão Cineclube Cine Cascavel - Exibição de Macunaíma seguida de debate
Data: 3 de março de 2009
Horário: 20h
Local: Centro Cultural CARAVÍDEO - Rua 83, n.º 361, Setor Sul - Goiânia-GO

CONTATO E FOTOS PARA IMPRENSA
- Carolina Paraguassú (1ª Secretária da ABD-GO)
carolparaguassu@gmail.com / (62) 8119-6369
- Luiz Felipe Mundim (Coordenador do Cine + Cultura da ABD-GO)
luizmundim@gmail.com / (62) 8453-2568

PRÓXIMAS EXIBIÇÕES:

DIA 10/03 – DIA INTERNACIONAL DA MULHER - Olhares Femininos (CLASSIFICAÇÃO: 16 ANOS)
- Messalina Cristiane Oliveira , RS, 2004, Fic, Cor, 35mm, 14’
- 3 Minutos Ana Luiza Azevedo , RS, 1999, Fic, Cor, 35mm, 6’
- Desventuras de Um Dia ou a Vida Não é Um Comercial de Margarina... Adriana Meirelles, SP, 2004, Ani, Cor, 10’
- Dalva Caroline Leone, SP, 2004, Fic, Cor, 16mm, 10’
- Meu Batom Tem Um Quarto Alyne Fratari e Leandro de Oliveira, GO, 2007, Doc, 17’
- Estória Alegre Claudia Pucci , SP, 2002, Fic, Cor, 16mm, 9’

DIA 17/03 – GLAUBER ROCHA – A aniversário de 70 anos de vida (CLASSIFICAÇÃO: 12 ANOS)
- Memória de Deus e do Diabo em Monte Santo e Cocorobó Agnaldo Siri Azevedo , BA, 1984, Doc, Cor, 35mm, 11’
- De Glauber para Jirges André Ristum, RJ/SP, 2005, Exp, Cor, 35mm, 18’
- Glauber é Rocha Ângelo Lima, GO, 2008, Exp, 13’
- Abry Joel Pizzini e Paloma Rocha , SP, 2003, Doc, Cor, Vídeo, 30’
- A Degola Fatal Clóvis Molinari Junior e Ricardo Favilla, RJ, 2004, Doc, Cor, 35mm, 13’
DIA 24/03 – REALIZA GOIÁS – Viviane Louise (CLASSIFICAÇÃO: LIVRE)
- O Anjo Alecrim Viviane Louise, GO, 2005, Doc, Cor, Vídeo, 18’
- Café Com Pão Manteiga Não Viviane Louise e Marcelo Benfica, GO, 2007, Doc, Cor, Vídeo, 52’

DIA 31/03 – SESSÃO CINECLUBE PARADISO (A confirmar)--

Nenhum comentário: