sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

ABD-GO participa de lançamento do edital do Cine+ Cultura

Beto Leão, presidente da ABD-GO, e Luiz Felipe Mundim, coordenador do Cine + Cultura/ABDO-GO: “Verba garantida”












Audiovisual com mais capacitação

MinC lança edital para seleção de 100 novos exibidores, pelo programa Cine + Cultura. Em Goiás, a Associação Brasileira de Documentaristas (ABD-GO) é um deles.



O Ministério da Cultura (MinC) lançou anteontem, durante Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, o edital para seleção de 100 Cines + Cultura, uma das iniciativas do Programa + Cultura, lançado pelo MinC e que faz parte da Agenda Social do governo federal. O objetivo da ação é rearticular os exibidores contemplados pelo projeto iniciado em 2006, através de edital da Secretaria do Audiovisual (SAv/ MinC), para formação de Pontos de Difusão Digital (PDD) por todo o Brasil.Os selecionados receberão kits com equipamentos de projeção digital, incluindo uma câmera MiniDV, além de obras do acervo da Programadora Brasil e material para oficinas de exibição.

A ação atuará sobre o tripé tecnologia digital, conteúdo e capacitação para a atividade exibidora e cineclubista.Representante do projeto em Goiás, a Associação Brasileira de Documentaristas – Seção Goiás (ABD-GO) também participou da iniciativa, caracterizada por ações simultâneas em todo o Brasil. Além do lançamento oficial em Brasília – que contou com a presença dos ministros Juca Ferreira (Cultura), Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome) e Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário) –, o secretário do Audiovisual do MinC, Silvio Da-Rin, deu o `play´ da primeira sessão de um Cine + Cultura em São Sebastião da Boa Vista, na Ilha do Marajó, no Pará. Todas as ações foram transmitidas ao vivo, por webconferência, para o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.

Exibição

O edital nacional para a seleção de 100 novos núcleos de exibição visa, entre outras metas, a ampliação da rede de exibidores não comerciais em todas as regiões do País. Nesse sentido, o edital contemplará núcleos prioritariamente localizados em periferias de grandes centros urbanos e em municípios integrantes dos Territórios da Cidadania, localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os pontos selecionados integrarão o programa Cine + Cultura.

As oficinas de capacitação cineclubista têm como objetivo capacitar os participantes para a realização de programação, divulgação e debates das sessões; apoiar a formação dos oficinandos com introduções à história do cinema e linguagem cinematográfica; e oferecer informações sobre questões relevantes e atuais relativas à atividade exibidora como direitos autorais e sustentabilidade.Formar públicoPara Luiz Felipe Mundim, coordenador do Cine + Cultura da ABD-GO, o edital vem preencher uma lacuna no setor audiovisual brasileiro, cujos reflexos também são sentidos em Goiás. "Acreditamos que o projeto será um sucesso. Nós, da ABD-GO, vamos promover uma maior acessibilidade do público goiano aos conteúdos do programa. Com os equipamentos oferecidos, esperamos implementar um programa local de formação de público cinematográfico", avisa Mundim.Após a aquisição dos equipamentos e da capacitação, os Cines receberão filmes e vídeos do catálogo da Programadora Brasil (http://www.programadorabrasil.org.br/). Pela iniciativa, filmes e vídeos nacionais serão encartados em DVD e licenciados para exibição pública, por meio de permissão de uso. A programadora reúne hoje um acervo de 330 obras nacionais, organizadas em 103 programas (DVDs). São filmes históricos e contemporâneos, curtas, médias e longas-metragens, de todos os gêneros.Ao longo de dois anos, cada Cine + Cultura poderá solicitar até 12 programas por trimestre de trabalho e fazer uma nova solicitação após a entrega dos relatórios das atividades.

Os Cines terão que exibir por ano 60% de conteúdo nacional, podendo ser ou não da Programadora Brasil, com total liberdade de escolha dos títulos das suas sessões.Segundo Luiz Felipe Mundim, a previsão do MinC é de instalar, até 2010, mais mil unidades do Cine + Cultura. "A verba já está garantida", afirma.

Programa

Lançado em setembro de 2008, o programa Cine + Cultura já realizou, até o momento, seis oficinas, em parceria com o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC). As oficinas foram realizadas nas capitais de São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Ceará e Bahia.Outra importante ação desempenhada pelo Cine + Cultura foi a iniciativa de contabilizar o público de sessões não comerciais em diferentes espaços do País (escolas, espaços culturais, cineclubes, na rede Sesc e em mostras e festivais), por meio de um site dotado de um banco de dados para essa função.

Apoio

Para os interessados em concorrer ao edital de seleção do Cine + Cultura, Luiz Felipe Mundim avisa que a Associação Brasileira de Documentaristas – Seção Goiás (ABD-GO) está à disposição para dar esclarecimentos e oferecer consultoria e apoio logístico necessário para inscrição no programa.Ainda sem sede própria, a ABD-GO funciona atualmente no Centro Cultural Cara Vídeo, na Rua 83 nº 361, Setor Sul. O telefone para contato é (62) 3218-6895. Quem preferir, pode entrar em contato diretamente com Luiz Felipe, pelo telefone (62) 8453-2568 ou por e-mail (luizmundim@gmail.com).

Diário da Manhã - 13.02.09

Nenhum comentário: